quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Birras e birrinhas


Já há algum tempo que o Afonso sempre que se sente mais cansado ou com sono chora imenso.
"Está com a birra do sono!" E a partir daqui um pouco de colinho, aconchego, miminhos e o nosso bebé acaba por adormecer.

Ontem a história foi outra.

Fomos jantar a casa dos meus pais, nada fora do normal, quando chegámos o Afonso que dormiu a viagem toda despertou muito bem disposto.
Entretanto depois de ter estado uns bons quinze minutos sempre muito sorridente a "falar" e a brincar com a avó, começou a chorar.
Como a viagem da minha casa para a casa da minha mãe não é assim tão longa (20/25min) e como em casa não tinha dormido praticamente nada, desde logo me pareceu que o meu feijoca estava perdidinho de sono.
Lá peguei nele, aconcheguei-o mas o choro parecia subir cada vez mais de tom.
Fizemos (eu o Marido os meus pais e minha mana) de tudo para tentar acalmá-lo. Apesar de ter acabado de comer à sensivelmente uma hora desde aí, tentei dar-lhe leitinho que prontamente rejeitou; massajei-lhe a barriguinha porque me lembrei que poderiam ser cólicas;pensei que fosse alguma dor que pudesse ter; cantei para ele; andei a passear pela casa; virei-o de barriga para baixo (posição que ele adora)e nada.
Nunca tinha estado assim... ás tantas chorava eu para um lado e ele que já não chorava, gritava, para o outro.
Passado um bom tempo (e quando digo bom é para aí uma hora e meia) depois de tanto gritar, olhou para mim e riu.

Posto isto acabou por me parecer tratar-se apenas de uma birra, maior que o habitual, é certo, mas uma birra.
A minha mãe lembrou-me que a minha mana era assim, chorava, esperneava até não poder mais e depois acalmava como se não fosse nada com ela. Fazia birras e pronto, não tinha dores (os meus pais chegaram a ir com ela para o hospital por pensarem que algo não estava bem e depois de exames feitos a resposta dos médicos era sempre a mesma:"a menina não tem nada, são apenas birras"), não tinha absolutamente nada, "chorava para libertar o stress" como diz a minha mãe.

Pensando assim, o Afonso ontem teve um episódio de "libertação" de stress, e eu tenho a impressão que se ele se lembra de fazer outra destas nos próximos tempos, quem precisa de libertar o stress sou eu.

2 comentários:

  1. Bem vinda ao clube, comadre! :) Esta noite o meu pequeno lembrou-se que queria o pai porque queria o pai, e então com mais um esforço lá passamos mais uma noite sem dormir.

    ResponderEliminar
  2. Ah pois é!! As crianças são assim! Mas pronto, já sabes que é de família!
    E não stress!
    BJS

    ResponderEliminar